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Colocar Roda Maior é Melhor?

set 9 • + Tunning • 35771 Visualizações • Nenhum Comentário

Uma coisa é certa, colocar uma roda maior no carro o deixa muito mais bonito! Porém, muitos dizem que tal mudança melhora a performance. Será que essa alteração pode trazer algum ganho de estabilidade para o carro?

Na prática e em dias secos, a direção do carro se torna mais esportiva (arisca), pois devido ao aumento da roda há mais borracha em contato com o asfalto gerando mais aderência. Mas nem tudo é uma maravilha, quando o veículo chega ao seu limite de aderência em uma curva ou manobra de emergência a perda de contato ocorre de forma mais rápida

Mas isso acontece não por que as rodas de aro maior geram menor estabilidade e sim por que quando você utiliza rodas de aro menor elas costumas “avisar” que o carro está saindo da trajetória ideal “gritando” para você. Já o aro maior permanece mais tempo grudado no chão, porém é muito menos previsível, desgarrando em curvas fechadas sem aviso, e ai que mora o perigo.

Uma roda maior realmente proporciona uma direção mais esportiva, mas para isso é necessário que o motorista também seja um condutor mais capacitado, pois em uma condição de risco o carro pode sair do seu controle mais facilmente.

Logicamente por gerar mais aderência, as rodas de aro maior conseguem proporcionar ao motorista que as curvas sejam feitas em velocidades mais elevadas do que com as rodas originais e isso é um dos melhores benefícios de se trocar uma roda aro 15″ por uma aro 17″ por exemplo.

Mas nem tudo são flores com rodas de aro maior! O bicho pega quando chove e ai que mora o perigo, pois a probabilidade de seu carro aquaplanar é muito maior do que carros com rodas de menor diâmetro. A banda de rodagem perde contato com o asfalto em velocidade mais baixas o que exige muito mais atenção e habilidade dos motoristas para não perder o controle do carro!

Você deve estar se perguntado por que isso acontece. E a resposta é relativamente simples, a maior área de contato do pneu faz com que a pressão de contato da borracha com o piso seja menor.

E aqui fica uma dica, não é por que seu carro está com rodas maiores que você vai poder andar mais forte na chuva, muito pelo contrário, em um teste realizado pela quatro rodas, um carro com rodas aro 17″ perde aderência em uma lâmina de água aos 78,6 km/h enquanto o mesmo carro com rodas aro 15″ perde aderência aos 87,5 km/h.

Também é importante lembrar que a banda de rodagem do pneu pode diminuir ou aumentar a velocidade da perda de aderência antes de aquaplanar. Mas sempre um carro com rodas de diâmetro menor vão poder passar por poças de água com velocidades mais elevadas do que carros com rodas maiores.

Agora se você desistiu de colocar rodas maiores no seu carro por que existe a lenda de que o carro com pneus de perfil menor são menos confortáveis, fique tranquilo, pois isso não passa de uma lenda. Em diversos testes realizados pelas maiores fabricantes de pneus no mundo mostram que a diferença de conforto entre uma roda aro 15″ para uma 17″ é mínima, quase imperceptível.

Resumindo, para quem procura uma condução mais agressiva e que gosta de ter mais controle do carro em pistas sinuosas as rodas maiores são uma boa pedida. Lógico que para andar mais forte com o seu carro é necessário ter um pouco de habilidade, pois as rodas não fazem milagres.

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