Gol GTi Quadrado - primeira geração

Comprar Volkswagen Gol GTi? Esportivo Brasileiro, Desempenho de Verdade

set 11 • + Avaliações • 21282 Visualizações • Nenhum Comentário

Esse Post inaugura a série no GTZERO Esportivos Brasileiros!

Vamos relembrar os maiores clássicos Brasileiros que era esportivos de verdade! Faremos análises completa de quando o carro foi lançado, o que ele oferecia e os principais pontos positivos.  E para dar inicio a essa série de posts vamos comceçar pelo Volkswagen Gol GTi ”Quadrado” ou primeira geração! Por que ele? Por que além de ser um carro muito fácil de se falar devido a grande quantidade de pontos positivos, esse carro ficou na história por ser uma maquina desejada por muitos até hoje devido a sua qualidade!

Analise Gol GTi

Desde o seu lançamento o Gol foi um carro de grande sucesso no Brasil, porém na decada de 80  o Gol que fazia bater forte os corações era o GT, versão esportiva lançada em 1984, com motor 1.8 de 99 cv, refrigerado a água, do então recém-lançado Santana. Depois de 3 anos sendo um sucesso de vendas e o sonho de consumo de muitas pessoas O Gol ganhou pára-choques envolventes, lanternas maiores e o esportivo da VW passou a se chamar Gol GTS. Só para registros históricos em 1987 o Gol assumiu a liderança de mercado que mantém até hoje.

O Ano de 1988 foi especial para a Volkswagen e para o Gol, no Salão do Automóvel daquele ano seria lançada a versão mais apimentada do Gol até então o Gol GTi. Além de ser um carro com DNA de esportivo (bem diferente dos esportivos atuais) o Gol GTi foi o primeiro nacional equipado com injeção eletrônica.

Motor Gol GTi

O Motor do Gol GTi continuava sendo o AP-2000 do Santana, só que agora ele possuia dois processadores que controlavam a distribuição do combustível nos cilindros, conforme as condições do ambiente e o modo de dirigir do motorista, e o momento certo para a vela produzir a centelha. Esse motor  produzia 120 cv e 18,35 mkgf.

O motor responde pronta e suavemente, conforme se engata as marchas e se acelerava. Conforme você pisa você sente o torque e a potência surgindo quase que imediatamente na medida que você quiser! A melhor parte de tudo isso era o consumo, medições apontam o consumo de  13 km/l na estrada e um pouco mais de 8 km/l na cidade.

Desempenho do Gol GTi

Gol GTi Quadrado - primeira geração

Sua velocidade final era de 174 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,37 segundos. Isso era bem rápido para o final da década de 80! Só para você ter uma idéia, o Gol GTi chegou de cara à liderança no ranking de desempenho dos nacionais testados pela revista Quatro Rodas.

 

Ficha Técnica do Gol GTi

Motor: longitudinal, 4 cilindros em linha, 1 984 cm3, injeção eletrônica
Diâmetro x curso: 82,5 x 92,8 mm
Taxa de compressão: 10:1
Potência: 120 cv a 5 600 rpm Torque: 18,35 mkgf a 3 200 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
Dimensões: comprimento, 385 cm; largura, 160 cm; altura, 135 cm; entreeixos, 236 cm; peso: 997 kg
Suspensão dianteira: independente, McPherson.
Suspensão traseira: semiindependente, com barra de torção, molas helicoidais e amortecedores
Freios: disco ventilado na frente e tambor atrás.

Para quem ficou curioso e quer mais informações veja esse video bacana da Garagem do Bellote

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

« »