Carro EBD

EBD

mai 10 • + Como Funciona, + Videos • 1679 Visualizações • Nenhum Comentário

EBD – Freios ABS + EBD

EBD (Electronic Braking Distribution) é uma sigla em inglês que quer dizer controle de distribuição da força de frenagem. Esse sistema faz com que em cada roda seja aplicada uma força de frenagem diferente, conforme a distribuição das forças resultantes aplicadas no sistema carro e pista.

 

E como funciona o EBD?

Por exemplo: Quando há mais peso concentrado de um lado do veículo e você está a uma velocidade bem rápida e necessita de uma frenagem brusca, o sistema EBD do freio é acionado e irá aplicar uma força maior na roda onde há mais peso para estabilizar o veículo.

Na verdade, o EBD não é um componente físico do veículo e sim um programa interno do módulo do ABS, que monitora continuamente as rodas traseiras no sentido de mantê-las seguindo um comportamento parecido ao das rodas dianteiras do veículo. Para isso, o módulo ABS utiliza o sinal dos sensores de rodas, do interruptor de freio e dos demais sinais de entrada, para manter a rotação das rodas traseiras dentro de uma faixa aceitável de desaceleração.

A faixa de controle de EBD é muito mais restrita que a do ABS, pois só atuará quando houver indicação de travamento de alguma roda. Porém, muito antes disto ocorrer, o EBD já estará corrigindo o comportamento das rodas traseiras, fazendo com que se mantenham dentro da faixa padrão para as 4 rodas.


Confira nos vídeos abaixo o funcionamento do sistema EBD:

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

« »