28 outubro, 2020
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Conheça os quatro carros mais rápidos da década de 1960. Todos eram carros de menos de 5 segundos, ou seja, iam de 0 a 100 km/h em um tempo menor que 5 segundos.

São três modelos norte americanos, Pontiac Tempest GTO, Chevrolet Corvette 427 e o Dodge Charger 426 Hemi. E o mais rápidos dos quatro era o Shelby Cobra, um carro com motor norte americano e carroceria britânica.

Carros mais rápidos da década de 1960

Shelby Cobra 260 1963

O primeiro dos carros mais rápidos da década de 1960 era o Shelby Cobra 260 de 1963 é um modelo mk1, os primeiros a serem produzidos, foram aproximadamente 75 modelos fabricados com a motorização de 4.3 litros. 

Possuía transmissão de 4 marchas, motor dianteiro com tração traseira. Com aproximadamente 900kg, o Shelby cobra chegava de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Motor 8 cilindros em V de 260 polegadas cúbicas, que geravam mais de 400 cavalos de potência.

Pontiac Tempest Gto 1964

O Pontiac Tempest é um modelo da marca norte americana produzido entre 1960 a 1970 e posteriormente de 1987 a 1991. Foi apresentado em Outubro de 1960, como um veículo compacto básico. Motor 4 cilindros, comercializado com o nome de “Trophy 4”, e transmissão automática de duas velocidades.

Carros mais rápidos da década de 1960

Em 1964, a opção GTO da Tempest adicionou um 389 V8 de 325 cavalos de potência, 6,5L, e um carburador de quatro barris. Havia ainda mais energia disponível quando o único carburador de quatro barris foi substituído por um trio de dois barris. O arranjo “Tri-Power” aumentou o pico de potência para 348 cavalos de potência.

O motor 389 não é a única coisa que transforma um Tempest em um GTO Pontiac, com sabedoria, fez deste um pacote completo de desempenho, incluindo itens como suspensão mais rígida com amortecedores especialmente válvulas, um ventilador de sete lâminas e 18 polegadas completo com embreagem de corte, sistema de escape duplo, rodas especiais de 14 polegadas.

Carros mais rápidos da década de 1960

Automóvel de médio porte com um motor V8 Big block 6,5 litros e de alta potência. Motor 389 v8 de 325 cavalos com Cárter padrão, carburador de quatro barris. Tinha diferentes opções de transmissão: Manual de 3 velocidades ou de 4 velocidades. Automático de 2 ou de 3 velocidade.

Chegava de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, sendo então o segundo dos carros mais rápidos da década de 1960.

Chevrolet Corvette 1967

O primeiro Chevrolet Corvette surgiu em 1953. Sua primeira geração foi até 1962, foram 3 modelos produzidos nos primeiros 10 anos de produção. Foi criado a princípio como um carro conceito, mas devido ao seu sucesso no Salão de Nova York, a marca decidiu colocá-lo no mercado.

Inicialmente com motor 6 cilindros em linha de 3,9L, 235 polegadas cúbicas gerando 150 cavalos de potência. Em 1955 os carros já eram equipados com motor V8.

O terceiro dos carros mais rápidos da década de 1960 é o Corvette 427 de 1967. O modelo recebeu pequenas alterações em relação ao ano anterior, em seus para-choques e rodas, e modestas atualizações em seu interior.

Nesse ano o motor 427 estava disponível  com um arranjo de carburadores de Rochester, que a fábrica denominou Tri-Power produzindo 435 cavalos. O melhor motor Corvette de 1967 era o código L88. Embora a fbrica tenha classificado o L88 com 430 cv a 4600 rpm, a verdadeira classificação era de aproximadamente 560 cv a 6400 rpm.

O Corvette 427 L88 claramente não era um motor para o motorista casual. Quando encomendado, a Chevrolet tornou obrigatórias alguns opcionais, como por exemplo a ignição transistorizada, uma suspensão reforçada e os freios elétricos.

Foram vendidas apenas 20 unidades do Corvette nessa configuração. Seu motor V8 Big Block de 7 litros, transmissão manual de 3 ou 4 marchas, levavam o Corvette de 427 de 1967 de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.

Dodge Charger 426 Hemi 1968

No início dos anos 60 as montadoras norte americanas exploravam novas idéias nos segmentos de carros de luxo e especiais. A Chrysler, que entrou rapidamente no mercado de carros especiais, selecionou a Dodge, uma de suas diviões, para entrar no mercado com um carro esportivo de tamanho médio (B). Um modelo intermediário entre o Ford Pony e o Ford Thunderbird. 

O Charger chegou ao mercado em 1966 e estabeleceu um padrão de design para automóveis no estilo fastback de porte médio.

Em 1968 o modelo foi redesenhado, já na segunda geração. Os esforços da primeira geração para parecer um pouco chique foram abandonados, agora com curvas nos pára-lamas dianteiros e nos painéis traseiros. 

O quarto dos carros mais rápidos da década de 1960 era o Dodge Charger 426 Hemi de 1968. Possuía um motor V8 de 5,2 a 7,2 litros que geravam aproximadamente 425 cavalos de potência. Câmbio manual de 3 ou 4 marchas e automático de 3 velocidades.

O carro ia de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e chegava a uma velocidade máxima de 250 km/h.

Conheça também a história e evolução das rodas automotivas.

Entenda a diferença do Big e Small Block.

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