Uma coisa é certa, colocar uma roda maior no carro o deixa muito mais bonito! Tanto que as fabricantes vem aumentando o tamanho das rodas originais através das décadas.

O Volkswagen Fox, por exemplo, em seu lançamento tinha apenas rodas aro 15″ e teve versões recentes com rodas aro 17″. Porém, muitos dizem que tal mudança melhora a performance. Será que essa alteração realmente pode trazer algum ganho de estabilidade ou performance para o carro?

Primeira coisa que você precisa ter em mente quando for trocas as rodas originais do seu carros por rodas maiores e mais largas é que quando você utiliza rodas de aro menor elas costumas “avisar” que o carro está saindo da trajetória ideal “gritando” para você.

Já o aro maior permanece mais tempo grudado no chão e podem desgarrar de uma vez em situações extremas, e ai que mora o perigo.

Logicamente por gerar mais aderência, as rodas de aro maior conseguem proporcionar ao motorista que as curvas sejam feitas em velocidades mais elevadas do que com as rodas originais e isso é um dos melhores benefícios de se trocar uma roda aro 15″ por uma aro 17″ por exemplo.

E na chuva, roda maior é melhor?

Colocar Roda maior é melhor na chuva?

Mas nem tudo são flores com rodas e pneus mais largos! O bicho pega quando chove e ai que mora o perigo, pois a probabilidade de seu carro aquaplanar é muito maior do que carros com rodas de mais finas. A banda de rodagem perde contato com o asfalto em velocidade mais baixas o que exige muito mais atenção e habilidade dos motoristas para não perder o controle do carro!

Você deve estar se perguntado por que isso acontece. E a resposta é relativamente simples, a maior área de contato do pneu faz com que a pressão de contato da borracha com o piso seja menor.

E aqui fica uma dica, não é por que seu carro está com rodas maiores que você vai poder andar mais forte na chuva, muito pelo contrário, em um teste realizado pela quatro rodas, um carro com rodas aro 17″ perde aderência em uma lâmina de água aos 78,6 km/h enquanto o mesmo carro com rodas aro 15″ perde aderência aos 87,5 km/h.

Também é importante lembrar que a banda de rodagem do pneu pode diminuir ou aumentar a velocidade da perda de aderência antes de aquaplanar. Mas sempre um carro com rodas de diâmetro menor vão poder passar por poças de água com velocidades mais elevadas do que carros com rodas maiores.

Vamos deixar algumas dicas da Goodyear de condução com pista molhada!

Dicas de Condução em Pista Molhada

Rodas maiores reduzem o conforto?

Colocar roda maior reduz o conforto?
O que pode reduzir o conforto do seu veículo é a suspensão!

Agora se você desistiu de colocar rodas maiores no seu carro por que existe a lenda de que o carro com pneus de perfil menor são menos confortáveis, fique tranquilo, pois isso não passa de uma lenda. Em diversos testes realizados pelas maiores fabricantes de pneus no mundo mostram que a diferença de conforto entre uma roda aro 15″ para uma 17″ é mínima, quase imperceptível.

Pontos negativos de colocar rodas maiores no seu carro

Agora, se você esta decidido a colocar uma roda maior no seu carro, tenha em mente as seguintes condições:

  • Risco de ter a leitura do velocímetro errada
  • Poderá aumentar demais a altura do automóvel em relação ao chão, causando um desequilíbrio
  • Haverá aumento de consumo

Colocar Roda maior é melhor?

Lembre-se que nem sempre colocar roda maior é melhor! A troca de pneus e rodas maiores e mais largas tem foco mais na estética do que em vantagens dinâmicas, pois as mesmas só são notadas nos limites de aderência.

No dia-a-dia não há nenhuma melhora! Curvas feitas em velocidades normais da via e em frenagens normais os pneus terão o comportamento igual ao original do veículo.

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