19 setembro, 2020
Banner Top

Os ´idosos` requerem um cuidado diferenciado!

É um grande prazer poder colaborar com o GT ZERO e compartilhar dicas com vocês, amantes de carros assim como eu de como cuidar de seu carro clássico.

Meu nome é Harley Grima, sou um grande entusiasta de carros antigos e proprietário da Grima Classic Car Cleaning. Tive o prazer de trabalhar bons anos e aprender muito com o Mauricio Marx. Para quem não o conhece, ele é um grande colecionador de carros clássicos Europeus bem raros e clássicos de competição. Mantendo a tradição pela terceira geração da família.

Tanto na Universo Marx, cuidando para manter os carros sempre lindos e apresentáveis na loja e em grandes eventos, quanto na Marx Collection, tratando os carros da coleção. Fiz muitas amizades e tive o privilégio de conhecer grandes colecionadores de carros raros, especiais e de baixa produção como: Ferrari 308 GTBi, a primeira do mundo com injeção eletrônica de combustível; Ferrari Maranello 550 e 575M; Ferrari 246 Dino.

Conheci também o primeiro exemplar do Rolls Royce Corniche conversível, com o volante do lado esquerdo; De Tomaso Pantera GTS;  Audi RS2 – a SW esportiva mais rápida do mundo quando foi lançada; Porsches 356 pré A, 930, 993, Carrera RS.

Ainda mais exemplares como a Mercedes Benz – 190SL, SLC que já pertenceu ao Rei Roberto Carlos; 190E Cosworth, semelhante a que o Airton Senna pilotou e venceu o lendário  Niki Lauda na histórica prova da Mercedes ´Race of Champions` em maio 1984, dentre tantos outros carros e motocicletas, que se eu falasse sobre todos aqui, esse texto ficaria muito longo – risos.

Bom, vamos falar sobre o tema?

Desde moleque vivenciei meu pai e um dos meus tios cuidando de seus carros. Esses que hoje são clássicos, quando saíram do forno eram novinhos em folha e muitas histórias eu ouvia, como: “… eu passava o dia de sábado todo limpado meu carro para ficar um brinco e ir ao baile com o broto, mas tinha uma condição, ela tinha que tirar os sapatos para adentrar no meu carro…” diz Sr. Claudio meu pai.  Dentre outras.

Carinhosamente menciono aqui os carros clássicos como idosos, e sabendo que o idoso requer um carinho e uma atenção maior que um veículo moderno. Gostaria de lhe dar algumas dicas de conservação, e como cuidar do seu carro clássico para manter seu querido antigo sempre uma jóia brilhante.

E qual a melhor forma e como cuidar de seu carro clássico?

Sabemos que um dos grandes inimigos das carrocerias é a umidade, logo quanto menor for a exposição à água, melhor será. Então sempre que lavar ou tomar chuva com seu carro, seque-o! Parece simples, não é mesmo? E realmente é, mas a maioria das pessoas não o faz. Pensa o seguinte: “…Ah deixa que depois eu lavo… ou … Ele seca sozinho…” e este tipo de atitude só faz mal para sua Caranga.

Naturalmente o carro tem seus primeiros pontos de ferrugem onde a água se acumula e demora a secar. Por exemplo, no Landau é por debaixo do Vinil, entre o vigia traseiro e o porta malas; já no Gol é na tampa traseira; no Fusca são nos pés de coluna; e por aí vai. 

Atentem-se a alguns pontos críticos sobre como cuidar do seu carro clássico: as entradas de porta; embaixo da porta – local que acumula bastante água. Assim como os cantos do porta malas; frestas entre faróis. Frisos, borrachas dos vidros, teto solar e capô também são pontos para tomar muito cuidado. Mas quanto mais minuciosa e abrangente for a secagem, melhor.

Um recurso muito eficiente é a utilização de compressores de ar para expulsar a água desses cantinhos, e com um pano de microfibra você seca.

O mercado oferece uma grande variedade de compressores de ar: profissionais, de pequeno porte, portáteis de 12V para ligar no acendedor do carro; tem para todos os gostos e bolsos. Fica a dica!

Tomando esses pequenos cuidados, seu carro perderá menos preço e um grande valor será agregado ao seu “idoso”.

Cuide bem do seu clássico, ele merece!

Fico por aqui, e até a próxima.
Grande abraço, galera!  

Perfil profissional Grima Classic Car Cleaning

Escrito por: Harley Grima
Editado por: Luís Felipe Risso


Conheça a história do Porsche 356 no site Ofuscando.

Tags: , , ,
Me chamo Luís Felipe Risso. Sou formado em administração pela PUC-SP e pós graduado na FGV. Apaixonado por carros antigos, tenho o sonho realizado de trabalhar no meio do antigomobilismo.

Related Article

0 Comments

Leave a Comment