26 novembro, 2020
Banner Top

O mês de fevereiro não poderia ter começado de maneira mais animada: conhecido no meio antigomobilista como o “ embaixador da Alfa Romeo 2300” Marcelo Paolillo convidou os mais notórios entusiastas da casa milanesa para apresentar o novo espaço da Confraria 2300 com foco na preservação de modelos da Alfa Romeo e Fiat.

Paolillo não mediu esforços para reunir não apenas automóveis como também itens de memorabilia: revistas, catálogos, brinquedos, miniaturas, chaveiros, camisetas, credenciais e todo tipo de material histórico relacionado com a Alfa Romeo. A decoração dos ambientes é realçada com propagandas de época e reportagens sobre veículos do acervo.

Parte do espaço é destinada ao armazenamento de peças garimpadas ao longo dos anos e que ainda serão confiados a profissionais especializados em restauração automotiva. Uma verdadeira coleção à parte de motores completos, blocos, cabeçotes, painéis, rodas, volantes, bancos, rádios, toca-fitas e outras raridades que há muito deixaram de ser produzidas.

A relação com a Alfa Romeo teve início quando Paolillo tinha apenas 3 anos de idade, ocasião em que seu pai adquiriu um 2300 mantido na família por longos 13 anos. Seu primeiro 2300 foi comprado em 2006 e desde então a coleção só aumentou: hoje são nada menos que 14 unidades deste sedã que consolidou a paixão pela marca no Brasil.

Também há espaço para Alfas italianas dos anos 70, com destaque para a 2000 Berlina, sua sucessora Alfetta e o distinto cupê Alfetta GT. Além destas há também os modelos dos anos 90, que povoaram os sonhos dos alfistas logo após a abertura das importações: destaque para os sedãs 164 e 155 e aos hatches 145 e 147.

Por falar em 147 a coleção também prestigia o pequeno de Betim: há dois exemplares do Fiat 147 e uma profusão de modelos da família Uno como Elba, Fiorino e Prêmio. Referência nos anos 90, o Fiat Tempra também marca presença: dois raros cupês integram o acervo da Confraria 2300 um deles na respeitada versão Turbo.

A inauguração da garagem coincidiu com os 32 anos do Alfa Romeo Clube do Brasil e também foi acompanhada pelos clubes Alfa Romeo Br e Loucos por Alfa Romeo. O acervo não é aberto à visitação do público: foi uma grande honra participar e registrar este momento tão importante na história da Casa do Biscione.

Siga a Confraria 2300 no Instagram: @confraria2300

Escrito por: Felipe Bitu
Fotos: Leonardo Azevedo

Conheça a página oficial no Facebook da Confraria 2300.

Leia Também: Fim do Chevrolet Impala em 2020.

0 Comments

Leave a Comment