História e curiosidades sobre as rodas automotivas
A roda é uma das maiores e mais importantes invenções da humanidade. Trouxe muita praticidade, principalmente no campo, onde revolucionou os meios de produção e colheita. Com alguns avanços e modificações, a roda passou a fazer parte de diversos mecanismos e contribuiu para o desenvolvimento do ser humano.
A história da roda
A história das rodas automotivas começa há cerca de 6 mil anos na Mesopotâmia, na cidade estado de Ur, atual Iraque. Essas primeiras rodas eram feitas de argila, em uma peça única do material.
Mais tarde, entre 1.500 e 2 mil anos, surge quase que simultaneamente na Europa, Ásia e na China. Feitas de madeira e com raios, eram mais leves que as de argila. Começaram a ser usadas em carroças e carruagens.
Cerca de 1.000 a.C na Europa Ocidental, os celtas começam a recobrir as rodas com uma espécie de “capa” de metal. O processo aumentava sua resistência e durabilidade.

As primeiras rodas eram fabricadas em argila ou até em pedra, como aconteceu aqui na América, mais especificamente no México. Posteriormente de madeira maciça, e aos poucos se tornaram raiadas, mais leves e resistentes.
As primeiras rodas para transporte
A princípio as rodas eram usadas nas lavouras e plantações, auxiliando os produtores em diferentes atividades.
Passado algum tempo, as rodas passaram a integrar primeiramente carroças e charretes. Era a primeira vez que eram utilizadas para transportes, de carga e de pessoas.

As rodas usadas para transporte seguiam o modelo raiado, eram mais leves e bem resistentes.
Décadas mais tarde, já no século XIX, começaram a aparecer os primeiros automóveis.
Muito antes disso, por volta de 1700 na Escócia, foi construída a primeira máquina a vapor, instalado e se tornando o que viria a ser um automóvel. Deu início a uma grande mudança na história, e ao primeiros vestígios da Revolução Industrial.
Os primeiros automóveis
A tecnologia ia avançando pouco a pouco. O primeiro motor a vapor de movido a petróleo apareceu em 1826. Em 1838 avançou para motores com compressão em cilindros.
Ao longo dos anos outros motores um pouco mais avançados surgiram. É o exemplo do motor de 1,5 cavalo de potência com pistões, crido por Jean Lenoir e instalado em uma carruagem.
Gottlieb Daimler e Maybach William criaram seus próprios motores e os adaptaram a bicicletas. Já no início de 1886, Daimler decidiu comprar uma carruagem. Nela ele montou o seu motor e criou a primeira carruagem motorizada.
Outros nomes, como Karl Benz, William Arrol e George Johnston, também entraram na jogada e produziram os primeiros automóveis da história.
Apesar de terem diferentes motores, desenhos e serem construídos em diferentes lugares do mundo, todos eles possuíam rodas de madeira, com aro de ferro a sua volta.
Criação e evolução dos Pneus
A princípio as rodas envoltas por borracha sólida, que as tornavam mais duráveis. Apesar de trazer um pouco mais de conforto, ainda eram muito rígidas.
A história das rodas automotivas continua com a criação do pneu, em 1888. O escocês Jonh Dunlop desenvolveu o primeiro pneu com câmara de ar.
Era um tubo de borracha contendo ar sob pressão instalada nas rodas de madeira e ferro da bicicleta de seu filho.

Charles Goodyear foi o responsável por descobrir o processo de vulcanização, onde a borracha ganha durabilidade e elasticidade. Tornavam os veículos e carruagens muito mais confortáveis, por absorver mais impacto. Podiam durar mais de 7 mil km.
Pouco depois de 1920 foram introduzidos os pneus de baixa pressão, e alguns deles duravam cinco vezes mais que os anteriores.
A evolução das rodas automotivas

Elas começaram por madeira, posteriormente com anel de metal em volta. Em seguida, rodas de aço que eram unidas aos eixos.
A evolução mecânica e o aumento de desempenho do automóveis progredia, e as rodas precisaram acompanhar o ritmo. No início do século XX, a empresa britânica Sankey passou a oferecer rodas de aço desmontáveis, ou seja, eram separadas do eixo. Elas poderiam ser facilmente trocadas.
As rodas de aço dominaram o cenário durante anos, até que a liga de metal começou a ser mais usada. Elas eram mais leves e mais resistentes que as antigas. Melhorando o consumo e desempenho dos veículos.
Dessa forma as rodas de ligas de magnésio e alumínio fizeram grande sucesso. Hoje, todos os automóveis tem as rodas de liga leve como item de fábrica.
Em 2015 mais uma grande evolução. A Ford equipou o Mustang Shelby GT350R com rodas de carbono. A fábrica anunciou que são 1 kg mais leves e melhoram a frenagem e dirigibilidade, e ainda diminui os ruídos.

Entenda e conheça um pouco do cenário do antigomobilismo
Curiosidade: entenda e diferença entre motores Big block e Small block.