A tão sonhada Placa Preta. Este é um assunto muito importante e que todo antigomobilista e dono de carro antigo tem dúvida. Ter placa preta é o maior atestado de originalidade que um carro antigo pode receber aqui no Brasil. Vamos elencar alguns pontos de dúvida e algumas dicas para você colocar a Placa Preta no seu carro. 

Para começar, não é tão simples quanto parece ter um carro com Placa Preta. Primeiro e mais importante é o índice de originalidade. Quanto mais original o veículo estiver, comparado à época de fabricação, mais fácil para que consiga a placa preta. 

2 Motivos para ter a Placa Preta no meu carro

1- Primeiro e mais importante: Valoriza o seu carro! A Placa Preta é um atestado de originalidade do seu veículo. Se ele tem, ele é bastante original e bem conservado ao ponto de um clube ou órgão responsável assinar um laudo de originalidade. 

2 – Para conseguir a placa preta não é necessário ter itens de segurança que não são originais de fábrica. Caso o veículo tenha sido fabricado com cinto de segurança, não é preciso colocar um para ser aprovado na vistoria. 

Pré-requisitos para conseguir a Placa Preta

I – ter sido fabricado há mais de vinte anos; 
II – conservar suas características originais de fabricação; 
III – integrar uma coleção; 
IV – apresentar Certificado de Originalidade, reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN.

Obtenção do Certificado de Originalidade

Esse é o primeiro e mais importante passo para conseguir a placa preto do seu veículo. Aqui deve ser preenchido um formulário que pode ser baixado na FBVA e seguir atentamente as diretrizes da Federação Brasileira de Veículos Antigos. 

§ 1º O Certificado de Originalidade de que trata o inciso IV deste artigo atestará as condições estabelecidas nos seus inciso I a III e será expedido por entidade credenciada e reconhecida pelo DENATRAN de acordo com o modelo Anexo, sendo o documento necessário para o registro.

§ 2º A entidade de que trata o parágrafo anterior será pessoa jurídica, sem fins lucrativos, e instituída para a promoção da conservação de automóveis antigos e para a divulgação dessa atividade cultural, de comprovada atuação nesse setor, respondendo pela legitimidade do Certificado que expedir.

§ 3º O Certificado de Originalidade, expedido conforme modelo constante do Anexo desta Resolução, é documento necessário para o registro de veículo de coleção no órgão de trânsito.

Fique atento com os itens a seguir:

Tapeçaria

Interior Original da Kombi Luxo para conseguir a Placa Preta

Se não for no padrão original do carro ou estiver suja ou mal cuidada

Pintura

Placa Preta - Pintura Original do Carro

Pintura fora do padrão original, com deterioração e/ou ferrugem.

Reparos

Funilaria perfeita para a Placa Preta

Reparos mal feitos, funilaria com remendos visieis e/ou aparentes. O cromado do carro precisa ser original e com qualidade de restauração profissional. Lembre-se, é um veiculo de coleção.

Interior

Painel original nos padrões de fábrica para conseguir a placa preta

Interior do veículo nos padrões de fábrica ou acessórios de época. Itens modernos ou que não são do veículo podem reprova-lo na avaliação e obtenção do certificado. 

Rodas

Chevrolet 48 - Rodas Originais Placa Preta

Rodas devem ser originais do modelo e podem reprovar o veículo caso não sejam. 

Conheça a História do Gol GTi

Você sabe como funciona o Park Assit? 

Tags: , ,

Related Article

0 Comments

Leave a Comment