26 novembro, 2020
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Na década de 1960, nos Estados Unidos, o mercado de veículos pequenos e práticos crescia, o principal motivo disso era o sucesso do Volkswagen Fusca.

O Fusca, ou Beetle como é chamado nos EUA, era um carro pequeno, prático, de fácil manutenção e econômico, totalmente o oposto dos veículos norte americanos que eram grandes, pesados, motores V8 e nada econômicos.

As montadoras estadunidenses produziram modelos para essa nova demanda. A Ford e a Plymouth lançaram o Falcon e Valiant, respectivamente, a Chevrolet entrou com o Covair e a Pontiac lançou o Tempest, um compacto básico.

Início: inspiração

O Pontiac Tempest foi apresentado em Outubro de 1960 como um veículo compacto básico com motor grande e potente.

Seu projeto teve início a partir do sucesso do Chevrolet Covair no mercado de carros compactos. A Pontiac, uma das divisões da General Motors se interessou em produzir um veículo inspirado no Covair, autorizado pela GM o projeto do novo compacto.

Chevrolet Covair

Mas a General Motors não daria à Pontiac o orçamento para desenvolver um carro totalmente novo. Depois que a equipe demonstrou que um design com motor de quatro cilindros funcionava, os engenheiros adaptaram seu novo design de trem de força ao corpo dos intermediários Buick e Oldsmobile.

O primeiro veículo de quatro cilindros da Pontiac, usava um carburador de um barril e oferecia 110 a 140 cv. Todos os modelos usavam rodas grandes de 15 polegadas sobre pequenos freios a tambor nas quatro rodas.

Um nariz de grade dividida lembra ao estilo de 1959 da Pontiac. Os modelos de 1961 estavam inicialmente disponíveis como sedan e perua. Um cupê com acabamento personalizado foi adicionado no final do ano.

Pontiac Tempest

O interior apresentava um velocímetro de faixa em o painel profundamente encapuzado. Transmissão manual deslocada no piso eram padrão e a transmissão automática montada no painel eram opcionais. 

Em 1962 o Pontiac Tempest teve a versão conversível oferecida pela primeira vez. Os acessórios esportivos de Le Mans podiam ser adquiridos no cupê esportivo personalizado ou nos modelos conversíveis.

Grandes mudanças

As maiores mudanças na aparência ocorreram em 1963. Os carros ficaram mais longos, em sua frente, os narizes ganharam versões mais quadradas das grades duplas.

O Pontiac Tempest recebeu duas lanternas traseiras circulares verticais. Todos os painéis de 1963 tiveram seu velocímetro de tira trocados.

Um novo motor foi oferecido, bem mais potente de diâmetro pequeno que produzia 260 cavalos de potência.

O resultado foi um carro melhor, embora tenha durado apenas um ano. O Tempest / Le Mans mudaria novamente em 1964, tornando-se um carro convencional de carroceria com um pacote de opções significativo chamado GTO. 

Pontiac Tempest GTO Hardtop: o segundo mais rápido dos anos 60

O Big Bang na evolução dos muscle cars modernos é o Pontiac Tempest GTO de 1964, a segunda geração do Tempest.

Foi com ele que começou um automóvel de médio porte com um V8 big block e de alta potência, comercializado como um pacote integrado de alto desempenho.

Para criar o GTO, Pontiac contornou a proibição da GM em carros de tamanho intermediário com motores acima de 330 cid. Em uma manobra que não exigia aprovação corporativa, a Pontiac transformou seu V-8 de 389 pol³ de 6,4 litros em um pacote opcional para o novo Tempest.

O GTO Hardtop tinha 325 cv com o Carter padrão de quatro cilindros. Uma versão opcional aumentou a potência dos motores para 348 cavalos de potência.

 Percorria 0-100 km/h em cerca de 4,6 segundos. Isso o tornava o segundo carro mais rápido da década de 1960.

O nome Gran Turismo Omologato foi ousadamente apropriado do Ferrari GTO. 

Ao contrário de outros Tempests de 1964, o GTO estava disponível na versão cupê de teto rígido sem pilar .

Foram produzidos 32.450 unidades do Pontiac Tempest GTO. Considerado o precursor do muscle car, que viria a ser um estilo único, e um ícone norte americano.

O carro mais rápido dos anos 1960 era o Shelby Cobra, seguido pelo Pontiac Tempest GTO HardTop.

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