11 agosto, 2020
Banner Top

Algumas dicas para sair com seu carro ou guardá-lo apropriadamente para mantê-lo “saudável”durante a quarentena

Muito se discute sobre ficar em casa ou não. Há quem respeite as normas de cuidados, outros que ainda não. Nós, apaixonados por carros e por sair nas ruas para curti-los, às vezes ficamos nos perguntando se podemos ou não usar o carro durante a quarentena coronavírus.

Trago então dicas para você que deixará guardado seu carro, esperando toda essa crise passar, e também para quem quer aproveitar as ruas mais vazias para andar por aí.

Dicas para os que não irão usar o carro durante a quarentena coronavírus

Como usar ou não usar seu carro durante a quarentena coronavírus
Garagem dos sonhos. Imagem da internet

Durante esses dias de quarentena, estamos em casa e nossos carros na garagem, parados. Vai ser difícil, mas são as normas e regras para superarmos esse difícil período. 

Para os proprietários e colecionadores de antigos, que já deixam as relíquias guardadas, essas dicas podem ser já bem conhecidas. 

Capas e proteção

usar carro quarentena coronavírus
Mercedes Benz 280S 1976
Foto: Luis risso

Existem diversos tipos de capa protetora de automóveis. De pano/ tecido, nylon, lona e até em couro. Cada uma com suas características próprias e indicações de uso. Algumas impermeáveis e outras não. 

Se você possui uma capa, qualquer tipo que seja, é importante usá-la para proteger seu carro. O importante, antes de colocá-la, é lavar o carro e limpá-lo bem. Ainda mais importante é secá-lo muito bem para evitar que acumule água, prevenindo futuras ferrugens e corrosões.

O mesmo deve ser feito no interior do carro, hidratando também as partes plásticas e borrachas, sempre com produtos próprios. 

Tenha ainda mais cuidado ao secar o veículo se sua capa é impermeável. Pois, se houver umidade por baixo dela, ali a umidade continuará podendo ser prejudicial a lataria. 

usar carro quarentena coronavírus
imagem retirada da internet.

Fluídos e combustível

Sabemos que o combustível tem data de validade. Quando velho, ou há muito tempo no tanque pode trazer prejuízos aos sistemas. Evaporando ou até corroendo alguns componentes. 

Por isso, o ideal é abastecer com combustível de alta octanagem, que prevenirá os possíveis problemas mencionados. Além disso, uma boa gasolina fará com que o carro funcione mais fácil quando for ligá-lo novamente. 

É importante também checar os fluídos do carro. O nível do óleo deve ser mantido no ideal. Caso esteja baixo ou se seu carro está vazando, mais comum nos antigos, reponha lubrificante para manter tudo em ordem.

Outras dicas

Caso deixe seu carro durante toda a quarentena parado, é interessante deixá-lo com o freio de mão ou de estacionamento, desativado. E se tiver câmbio manual, permanecer em ponto morto, ou neutro; tudo isso se o mesmo estiver em um local plano e seguro. 

Chave geral, se seu veículo possui, é ideal desligá-la. A chave geral é importante, principalmente para os carros antigos, que não são utilizados diariamente, para poupar a bateria. É interessante que seja desligada sempre que o carro ficar um tempo mais longo sem rodar.

Além de tudo isso, o ideal é guardar o carro em local coberto, longe do sol. Local seco e fresco, evitar locais úmidos, como dito anteriormente. 

Se você é chato com carro, preocupado, daqueles que não deixa ninguém encostar e vai deixá-lo parado, então coloque cavaletes para suspendê-lo. Dessa forma, rodas, pneus e suspensão serão poupados no período da quarentena.

usar carro quarentena coronavírus
Imagem retirada da internet

Dicas para os que querem usar o carro durante a quarentena coronavírus

Há também uma outra linha de ideia sobre usar os carros, principalmente os antigos, na quarentena. 

usar carro quarentena coronavírus
Porsche em uma das etapas da CPRH de 2019

Com praticamente tudo fechado, e as indicações de ficar em casa, as ruas estão vazias. Se você quer andar com seu carro, essa pode ser uma boa oportunidade. 

Os amantes por carros, seja antigo ou não, por muitas vezes não tem chances de andar muito com sua paixão, seja por falta de tempo ou pelo trânsito das cidades. Portanto, agora pode ser uma boa hora para isso. 

Claro, respeitando as recomendações de segurança e saúde. Saia com seu carro, sozinho, para uma curta rota. Seja ao mercado ou à farmácia, ou até mesmo só para fazer o motor girar. 

O importante é sair de forma prudente. Sozinho, e não ir a locais fechados, nem encontrar os amigos com a mesma paixão, apenas colocar o motor pra girar. Para sua maior segurança, e dos outros, higienize bem o interior do seu carro, assim como suas mãos, evitando então qualquer tipo de perigo. 

Não estamos incentivando a saírem por aí com seus carros e desobedecer as regras. Apenas mostrando uma opção segura para usar seu carro durante a quarentena coronavírus. O ideal, para todos e para o futuro de nosso país, é que fiquemos em casa, mas nem todos são de ferro. 

Saúde em primeiro lugar, sempre.

Aprenda cuidados básicos para higienizar seu carro por dentro, para combater não só o coronavírus, mas muitas outras possíveis doenças.

Tags: , , , , ,
Me chamo Luís Felipe Risso. Sou formado em administração pela PUC-SP e pós graduado na FGV. Apaixonado por carros antigos, tenho o sonho realizado de trabalhar no meio do antigomobilismo.

Related Article

0 Comments

Leave a Comment