VW Gol GTi, atire a primeira pedra quem nunca pensou em ter um! Vamos relembrar os maiores clássicos Brasileiros que eram esportivos de verdade! Faremos análises completas de quando o carro foi lançado, o que ele oferecia e os principais pontos positivos.  E para dar inicio a essa série de posts vamos comceçar pelo Volkswagen Gol GTi ”Quadrado” ou primeira geração! Por que ele? Por que além de ser um carro muito fácil de se falar devido a grande quantidade de pontos positivos, esse carro ficou na história por ser uma maquina desejada por muitos e se tornou um item altamente colecionável.

O “i” minúsculo, após o GT, representa a utilização da injeção eletrônica. O Volkswagen Gol GTi foi o primeiro automóvel nacional a trocar o carburador por Injeção eletrônica.

VW Gol GTi detalhes
Detalhes do Volkswagen Gol GTi

Desde o seu lançamento o Gol foi um carro de grande sucesso no Brasil. No inicio da década de 80 quem fazia bater forte os corações dos jovens e apaixonados por carros era o Volkswagen Gol GT, versão esportiva lançada em 1984, com motor 1.8 de 99 cv, refrigerado a água, do então recém-lançado Santana. Depois de 3 anos sendo um sucesso de vendas e o sonho de consumo de muitas pessoas O Gol ganhou pára-choques envolventes, lanternas maiores e o esportivo da VW passou a se chamar Gol GTS. Só para registros históricos em 1987 o Gol assumiu a liderança de mercado que durou nada mais do que 27 Anos.

Após assumir a liderança o VW Gol teve mais um marco importante em sua história em 1988 no Salão do Automóvel foi lançada a versão mais apimentada do Gol até então, o Gol GTi. Além de ser um carro com DNA de esportivo o Gol GTi também era bastante exclusivo.

Os itens que diferenciavam o VW Gol GTi por fora das demais versões eram:

  • faróis auxiliares,
  • aerofólio na traseira
  • rodas emprestadas do Gol GTS
  • Azul Mônaco (Cor exclusiva) com parte inferior pintada em cinza

Na primeira leva fabricada em 1989 foram produzidas apenas 2.000 unidades. Além de ser extremamente exclusivo pela quantidade fabricada, o visual reforçava a exclusividade e capricho nos detalhes. 

Motor Gol GTi

O Motor do Gol GTi continuava sendo o AP-2000 do Santana, só que agora ele possuia dois processadores que controlavam a distribuição do combustível nos cilindros, conforme as condições do ambiente e o modo de dirigir do motorista, e o momento certo para a vela produzir a centelha. Esse motor  produzia 120 cv e 18,3 mkgf.

Cofre do motor Gol Gti

O motor responde pronta e suavemente, conforme se engata as marchas e se acelera. Conforme você pisa você sente o torque e a potência surgindo quase que imediatamente na medida que você quiser! A melhor parte de tudo isso era o consumo, medições apontam o consumo de  13 km/l na estrada e um pouco mais de 8,5 km/l na cidade.

Desempenho Gol GTi

Volkswagen Gol Gti

Sua velocidade final era de 174 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos. Isso era bem rápido para o final da década de 80! Só para você ter uma idéia, o Gol GTi chegou de cara à liderança no ranking de desempenho dos nacionais testados pela revista Quatro Rodas destronando o então esportivo Chevrolet Opala 6 cilindros.

Interior do VW Gol GTi

Interior VW Gol GTi

O interior era composto por exclusivos bancos Recaro com encostos de cabeça vazados, utilizava tons escuros e tinha o clássico volante “quatro bolas”. O Painel exibia grafismo em vermelho e velocidade final até 240 km/h.

Ficha Técnica do Gol GTi

Motor: longitudinal, 4 cilindros em linha, 1 984 cm3, injeção eletrônica
Diâmetro x curso: 82,5 x 92,8 mm
Taxa de compressão: 10:1
Potência: 120 cv a 5 600 rpm Torque: 18,35 mkgf a 3 200 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
Dimensões: comprimento, 385 cm; largura, 160 cm; altura, 135 cm; entreeixos, 236 cm; peso: 997 kg
Suspensão dianteira: independente, McPherson.
Suspensão traseira: semiindependente, com barra de torção, molas helicoidais e amortecedores
Freios: disco ventilado na frente e tambor atrás.

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